sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Polaridade das Moléculas


Polaridade das Moléculas




A polaridade de uma molécula refere-se às concentrações de cargas da nuvem eletrônica em volta da molécula. É possível uma divisão em duas classes distintas: moléculas polares e apolares.


Moléculas polares: possuem maior concentração de carga negativa numa parte da nuvem e maior concentração positiva em outro extremo. Nas moléculas apolares, a carga electronica está uniformente distribuida, ou seja, não há concentração.


A concentração de cargas (em moléculas polares) ocorre quando os elementos ligantes possuem uma diferença de eletronegatividade. Esta diferença significa que um dos átomos (o de maior eletronegatividade) atrai os elétrons da nuvem com maior força, o que faz concentrar neste a maior parte das cargas negativas.


A eletronegatividade varia da esquerda para direita e de baixo para cima na tabela períodica. A melhor forma para identificar se a molécula é polar ou apolar é através do calcúlo do u (mi), se ele for igual a zero a molécula é apolar e se for diferente de zero será polar.

Nenhum comentário: